Casa África e Consulado celebram
a Independência do Senegal em Beagá
Neste mês de abril, são celebrados os 51 anos de autonomia política da República do Senegal, país situado na costa ocidental da África. Com a 8ª edição da Festa de Independência do Senegal, o Centro Cultural Casa África compartilha esse momento de confraternização com o Consulado Honorário do Senegal em Belo Horizonte, recém criado na cidade.
O evento acontece no próximo sábado, dia 30 de abril, no Mercado Distrital de Santa Tereza, com diversas atividades que vão das 10 às 23 horas, realizadas em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e Governo de Minas Gerais com a Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Fundação Clóvis Salgado. Na programação: Feira de Gastronomia e Artesanatos Senegaleses, Exposição Fotográfica, Oficinas de Dança Afro e Percussão, além de shows de Sérgio Pererê, Celso Moretti, Mestre Jonas, Benjamin Abras, Escola de Samba da Cidade Jardim, Mamour Bá e um grande baile com dj's do projeto Africando. Todas as atividades a partir das 12 horas terão entrada franca.
“Pela primeira vez realizamos em Beagá a Festa de Independência do Senegal com entrada franca, um desejo antigo nosso de querer compartilhar esse momento de maneira acessível para que a comunidade belo-horizontina possa confraternizar com os africanos residentes na cidade. Isso só é possível porque a partir desse ano a Casa África realiza a festa junto com o Consulado Honorário do Senegal, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, através da Secretaria Adjunta de Relações Internacionais”, comemora Ibrahima Gaye, senegalês fundador e diretor geral do Centro Cultural Casa África e cônsul honorário da República do Senegal em Belo Horizonte.
Histórico da Festa e um pouco sobre o Senegal
Chegado na capital mineira em 1998, o então estudante senegalês Ibrahima Gaye com pouco tempo de residência no Brasil iniciou a realização de uma série de atividades culturais na cidade para promover a cultura africana, tornando-se logo um produtor cultural dos mais atuantes nas temáticas envolvendo a áfrica e sua diáspora. Entre as primeiras ações estava uma festa para celebrar a independência de seu país, o Senegal, iniciada em 1999, sempre no mês de abril, anualmente por diversos espaços da capital mineira: Boate Expresso África, Cine Belas Artes, Cervejaria Oficial, Deputamadre, Teatro Casa Nova, dentre outros.
Com uma comunidade de residentes em Belo Horizonte relativamente pequena, o Senegal é um país que muito contribuiu no imaginário e legado intelectual e político de homens e mulheres de diversas nações africanas e das diásporas no mundo ocidental, principalmente através do movimento político-literário da Negritude e os ideais panafricanistas.
Durante mais de trezentos anos, a ilha de Gorée, no Senegal, foi o entreposto de escravos do tráfico negreiro, onde os africanos eram confinados antes de serem enviados nos navios para a América. Não coincidentemente, o Senegal, entre os 55 países africanos, teve destaque na história como um dos países pioneiros da luta dos povos africanos pela libertação da condição de colônias européias. A independência do país, no dia 4 de abril de 1960, tornou-se um exemplo de luta pacífica liderada pelo poeta Léopold Sédar Senghor, que foi eleito o primeiro presidente do Senegal independente, libertando a nação de 106 anos de domínio francês.
PROGRAMAÇÃO
Oficinas de Dança Afro e Percussão
|
Clique na imagem para ampliá-la |
Com inscrições abertas até o dia 29/04 (sexta-feira), através do e-mail casaafrica@casaafrica.com.br os interessados poderão participar de duas modalidades de oficinas. Às 10 horas, o músico senegalês Mamour Bá, conhecido como um dos grandes percussionistas africanos radicados no Brasil ministra uma oficina de percussão em que mostrará técnicas e fundamentos essenciais da percussão africana. A oficina terá vagas limitadas, destinada a pessoas a partir dos 12 anos, com o custo de inscrição de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) por participante.
Com cerca de 30 anos de experiência como dançarino afro e coreógrafo, o mineiro Evandro Passos é fundador da Cia Bataka de Dança Afro-brasileira. Suas pesquisas a cerca dos movimentos da corporalidade negra já o levaram à Costa do Marfim, de onde ele assimilou o ritmo ongoron, que junto com outros ritmos mais conhecidos no Brasil como o maracatu, afoxé e congado serão ensinados para os participantes da oficina que acontecerá no Mercado de Santa Tereza, a partir das 12 horas, sem limites de inscritos, com idade a partir dos 12 anos.
Feira de Gastronomia e artesanatos Senegaleses e exposição fotográfica
Foto: Pedro Vilela/Divulgação
|
Mafe, um dos pratos do Senegal |
Sob os cuidados da chefe de cozinha senegalesa Ramatoulaye Diagne, na festa serão comercializados alguns pratos típicos da culinária senegalesa, como o Mafe (molho de carne bovina com amendoim, legumes e especiarias) e o Yassa (frango com cebola, mostarda dijon e especiarias), além do Fataya, pastel senegalês de sabores carne e vegetais.
O público poderá apreciar dezenas de imagens que compõem a exposição “Olhas Mineiros sobre o Senegal”, feitas por um grupo de artistas, intelectuais e ativistas mineiros que estiveram no Senegal em dezembro de 2010 para a 3ª edição do FESMAN – Festival Mundial das Artes Negras. Além disso, estatuetas em ébano e outras madeiras de origem africana, roupas típicas, bijouterias, máscaras e instrumentos musicais serão comercializados por expositores senegaleses.
Shows e Baile Africando
|
Mestre Jonas em foto de Nereu Jr. |
A partir das 14 horas, a programação musical da 8ª edição da Festa de Independência do Senegal tem início com apresentação do cantor e compositor Mestre Jonas. Com repertório do recém lançado álbum “Sambêro” (2010), que apresenta suas refinadas composições prestigiadas por grandes nomes da música brasileira, como Chico César, João Bosco, Nei Lopes e Hermínio Bello de Carvalho. O multiartistas Benjamin Abras, às 15 horas, apresentará uma performance na qual ele explora todas suas potencialidades enquanto ator, dançarino, poeta, cantor e compositor.
Às 16 horas, Celso Moretti, precursor da música regueira em Minas Gerais na década de 80, apresenta um show acústico com o seu “Reggae Favela”, concepção dele que mescla as essências do ritmo da cultura jamaicana com a realidade das periferias brasileiras, cantando sucessos de alguns de seus discos como “Reggae Favela” (1997), “Reggae Favela Periferia” (2002) e “Reggae Favela Brasil” (2007).
Para irradiar no mercado a energia que desde de 1961 conquista o carnaval da capital mineira, às 17 horas, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Cidade Jardim canta os sambas que já sagraram a escola da comunidade do Morro Santa Maria campeã de 15 carnavais.
Considerado um dos principais compositores mineiros de sua geração, Sérgio Pererê fará uma apresentação acústica acompanhado do percussionista Daniel Guedes, cantando composições gravadas nos cd’s “Linha de Estrelas” (2005), “Labidumba” (2008) e “Alma Grande” (2010), além de sucessos do Tambolelê, composições novas e releituras.
Nos intervalos dos shows, o projeto AFRICANDO reúne uma gama de dejotas de variadas nacionalidades do continente e da diáspora com o todo universo de ritmos afros, como makossa, kizomba, coladeras, mbalax, kuassa-kuassa, kuduro, afrobeat, entre outros. Os DJ’s Ibrabamba (Senegal), Popas (Cabo Verde), Abu (São Tomé e Príncipe), Mathias (Benin), os angolanos Kalengue e Moisés junto com o baiano D’Aluandê farão o público dançar com um grande baile de música africana, que contará com o show do senegalês Mamour Bá acompanhado de seu grupo Conexão Tribal African Beat, que com sua percussão ancestral revela diversas dimensões dos ritmos e instrumentos africanos, mostrando ao público como é possível da musica puramente orgânica extrair timbres semelhantes aos do universo da música pop eletrônica.
SERVIÇOS:
Oficina de Dança Afro com Evandro Passos
Data: Dia 30 de Abril (sábado), às 12 horas
Local: Mercado Distrital de Santa Tereza - Rua São Gotardo, 273, Santa Tereza
Inscrições: Gratuitas até o dia 29/04
Informações: (31) 9255-8637 / 9303-1054 / 9199-0581 / 3653-4244 / 3586-1044 / casaafrica@casaafrica.com.br
Oficina de Percussão com Mamour Bá
Data: Dia 30 de Abril (sábado), às 10 horas
Local: Mercado Distrital de Santa Tereza - Rua São Gotardo, 273, Santa Tereza
Vagas Limitadas
Inscrições: Taxa de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) até o dia 30/04
Informações: (31) 9255-8637 / 9303-1054 / 9199-0581 / 3653-4244 / 3586-1044/ casaafrica@casaafrica.com.br
Festa da Independência do Senegal 8ª Edição – Shows com Mestre Jonas, Benjamin Abras, Celso Moretti, Escola de Samba Cidade Jardim, Sérgio Pererê, Mamour Bá e DJ’s do projeto Africando
Data: Dia 30 de Abril (sábado), a partir das 12 horas
Local: Mercado Distrital de Santa Tereza - Rua São Gotardo, 273, Santa Tereza
Classificação: 12 anos (acompanhado dos pais ou responsável)
Entrada Franca
Informações: (31) 9255-8637 / 9303-1054 / 9199-0581 / 3653-4244 / 3586-1044